Escolas de Samba preparam enredo

O Presidente Marco da Escola de Samba “Bota no Rego” de Sesimbra explica o que leva os sesimbrenses desde de Setembro a dedicarem-se e a pensar no enredo, a desenhar e ajudar a fazer as fantasias e os carros alegóricos da escola de samba que irão desfilar pelas ruas de Sesimbra no domingo e na terça. No desfile onde participam ainda mais três escolas de samba e dois grupos de oludum. Todas as musicas e enredos que animam o desfile são criadas pelas próprias escolas que falam um pouco da realidade sesimbrense. Só na ecoa de samba “Bota no Rego” vão desfilar mais de duzentas e cinquenta pessoas com idades compreendidas dos dois até aos setenta e cinco anos.

  É num prédio velho e degradadono centro de Sesimbra que se cria as fantasias e se compõem a letra do enredo que com os seus membros irão desfilar. Nos últimos meses um grupo de pessoas que trabalha sem parar dia e noite para terem pronto os fatos para o dia do desfile. Brilhantes, lantejoulas e penas revestem as fantasias de uma enormebeleza. Todas as lantejoulas cintilantes dão um ar de exuberância, eses materiais são provenientes do Brasil. Para se poder financiar o desfile das escolas de samba contam com um ligeiro financiamento da câmara de Sesimbra e com alguns patrocínios mas a grande parte da verba investido vêm das cotas dos sócios da escolas e de alguns espectáculos que as escolas realizem . Na segunda-feira conta-se com o já habitual desfile de palhaços que enche a vila piscatória com cor e alegria que no ano passado contou a presença de três mil pessoas batendo assim o Record mundial e entrando para o livro do Guinness World Records,

todas vestidas e pintadas a preceito e consta ainda o Carnaval mais tradicional português e um dos mais populares do País com as típicas cegadas, cavalhadas e o enterro ao bacalhau assinala o fim do período de folia. E é dos poucos sítiosonde não se paga para ver o desfile de Carnaval espera-mos um grande numero de visitantes. Tendo ainda ao dispor dos foliões os tradicionais “bailaricos nocturnos” que varias entidades organizam e que prometem animar as noites carnavalescas de Sesimbra.

As escolas de Samba preparem os fatos e os carros alegóricos do desfile de carnaval.